top of page

Dentadura ou Protoloco?

  • Foto do escritor: dmaisodonto
    dmaisodonto
  • 3 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura


O protocolo é o que temos de mais moderno pra pacientes que perderam todos os dentes. Implantes dentários são fixados no osso e sobre ele a prótese será parafusada, ou seja, ela não sai da boca por estar fixada por parafusos. O paciente pode falar e sorrir com segurança, comer a vontade, sem a preocupação da prótese "pular" da boca. É muito mais seguro pra o paciente.


Um dos incômodos para os pacientes que usam uma dentadura, é a perda da sensação do "céu da boca" na parte superior e a dificuldade para estabilidade na parte inferior. Por mais planejada que seja a dentadura, o fator emocional tem grande influência na vida dos usuários.


Alguns dados são interessantes para a comparação funcional desses dois tipos de próteses. Um paciente com todos os dentes naturais tem uma força de 150-250psi na região dos molares (dentes do fundo). Pacientes que rangem os dentes chegam a 1000psi. Pacientes que usam dentadura a mais de 15 anos tem uma força máxima de 5,6 psi. Uma grande diferença! Ou seja, a capacidade de mastigação é diminuída com o tempo para pacientes que usam dentadura.


Uma pesquisa aponta que 29% dos pacientes que usam dentadura são capazes de comer apenas alimentos processados, 50% evitam comer muito tipos de alimentos e 17% afirmam que comem de maneira mais eficiente sem a prótese, ou seja, isso resulta em uma má alimentação.


Entretanto, pacientes implantados podem aumentar em 85% a força da mordida em 2 meses após o término do tratamento e após 3 anos a força média pode alcançar mais de 300% comparadas aos valores do pré-tratamento.


Portanto a prótese do tipo protocolo apresenta-se como excelente alternativa à prótese total.


DR JASIEL OLIVEIRA

Cirurgião Dentista - CRO 123969

D+odonto+55 11 97495-1083

Comments


bottom of page